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dc.creatorBarbosa, Brígida-
dc.contributor.advisor1Lopes, Iveuta de Abreu-
dc.date.accessioned2016-11-01T16:27:09Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationBARBOSA, Brígida. Produção do gênero oral entrevista no ensino fundamental. 2015. 141 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/72-
dc.description.resumoNossa sociedade demanda cada vez mais situações públicas de uso da língua oral. Cada contexto requer um gênero e o uso de recursos que garantam a interação e viabilizem os propósitos comunicativos. A entrevista oral tem sido um dos gêneros mais utilizados para o acesso a benefícios sociais, bolsas de estudo e, também, para a inserção do indivíduo em determinados grupos e no mercado de trabalho. Assim, partimos das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de que o ensino de língua oral deva ser pautado na escuta e produção de gêneros orais secundários em contextos reais de interação, a fim de saber como mediar o processo ensino-aprendizagem da produção do gênero oral secundário entrevista no ensino fundamental. Nossa hipótese inicial era a de que a produção desse gênero envolve a análise e reflexão da língua, considerando seu contexto de produção. No presente estudo, nosso objetivo geral foi investigar o desempenho linguístico de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Floriano-PI, na produção do gênero oral entrevista em contexto de ensino aprendizagem. Como objetivos específicos, traçamos: verificar a produção do gênero oral entrevista quanto aos seus aspectos formais e funcionais;verificar a produção do gênero oral entrevista quantoao desenvolvimento do par adjacente pergunta-resposta; e elaborar estratégias de ensino que façam os alunos ampliar suas habilidades de escuta e produção desse gênero. Para isso, dialogamos especialmente com Schneuwly e Dolz (2004); Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Koch (2012); Castilho (2011; 2012); Bortoni-Ricardo (2004), os PCN (1997, 1998), entre outros, e coletamos dados em campo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e constitui-se de análise de produções de entrevistas orais de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública.Visando à descrição, compreensão e explicação do fenômeno pesquisado (a produção do gênero oral secundário entrevista), utilizamos como procedimentos a observação nãoparticipante e o diário de pesquisa, registrando as observações feitas durante as entrevistas, a descrição dos sujeitos e ambientes envolvidos e a progressão da pesquisa. As produções também foram gravadas para posterior estudo do corpus. A análise nos permitiu observar que quanto ao desempenho linguístico, os sujeitos da pesquisa conhecem o gênero entrevista oral e sua função, e usam alguns dos mecanismos de articulação e estruturação do texto oral empiricamente. Quanto à produção da entrevista, carecem de um pouco mais de orientação para o uso de certas formalidades e para compreenderem melhor a funcionalidade de certos recursos linguísticos, que devem se adequar à situação comunicativa e cooperar para que o par adjacente pergunta-resposta se desenvolva e garanta a interação entre entrevistado e entrevistador. A análise serviu de referência para a elaboração de uma proposta de ensino do gênero oral entrevista no ensino fundamental.por
dc.description.abstractOur society demands more and more situations of public use of oral language. Each context requires a genre and the use of features that ensure the interaction and enable the communicative purposes. The oral interview has been one of the genres used for access to social benefits, scholarships and also the insertion of the individual in certain groups and in the labor market. So we follow the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) of guidelines that the oral language teaching should be based on listening and production of secondary oral genres in real contexts of interaction in order to know how to mediate the teaching and learning of secondary oral interview genre production process in elementary school. Our initial hypothesis was that the teaching of this genre must be focused on analysis and reflection of language, considering its production context. In this study, our main objective is to investigate the linguistic performance of students of the 8th grade of elementary school of a public school in Floriano-PI, in the production of the oral genre interview in teaching and learning context. As specific objectives, we draw: to check the production of oral genre interview about their formal and functional aspects; to verify the production of the oral genre interview as the development of the adjacent question-answer pair; and to prepare teaching strategies that make students broaden their listening skills and production of this genre. For this, we dialogue especially with Schneuwly and Dolz (2004); Marcuschi (2010); Fávero, Andrade and Aquino (2012); Koch (2012); Castilho (2011; 2012); Bortoni-Ricardo (2004), PCN (1997, 1998), among others, and we collect data in the field. This research is qualitative in nature and consists of analysis of productions of oral interviews of 8th graders of elementary education at a public school.Aiming at the description, understanding and explanation of the phenomenon studied (the production of secondary oral genre interview), we use procedures as non-participant observation and the research diary, recording the observations made during the interviews, the descriptions of the subjects and environments involved and the progression of the search.The productions were also recorded for later study of the corpus.The analysis allowed us to observe that as the linguistic performance, the research subjects know the oral interview genre and its function, and use some of hinge mechanisms and structure of the oral text empirically.As for the interview production, the students need a little more guidance for the use of certain formalities and to better understand the functionality of certain linguistic features, which should suit the communicative situation and cooperate so that the adjacent question-answer pair develops and ensure interaction between interviewer and interviewee. The analysis served as a reference for the elaboration of an educational proposal of oral genre interview in elementary schooleng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-11-01T16:27:09Z No. of bitstreams: 4 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) pré-textuais Brígida.pdf: 168283 bytes, checksum: 1600f0aaaea5c09635a099ad5a30c1c7 (MD5) ficha cata.pdf: 30938 bytes, checksum: 44325e79e96d1ae8b8434be0022fd165 (MD5) dissertação 6 Brígida.pdf: 975120 bytes, checksum: 5cd3b767fdcb24de6b5e1bae5c934a16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-01T16:27:09Z (GMT). No. of bitstreams: 4 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) pré-textuais Brígida.pdf: 168283 bytes, checksum: 1600f0aaaea5c09635a099ad5a30c1c7 (MD5) ficha cata.pdf: 30938 bytes, checksum: 44325e79e96d1ae8b8434be0022fd165 (MD5) dissertação 6 Brígida.pdf: 975120 bytes, checksum: 5cd3b767fdcb24de6b5e1bae5c934a16 (MD5) Previous issue date: 2015-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Línguapor
dc.subjectGêneros Orais Secundáriospor
dc.subjectEntrevista Oralpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleProdução do gênero oral entrevista no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeOral interview gender production in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
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