Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/88
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A interface entre sintaxe e enunciação: uma proposta de ensino para os tipos de frases simples para o 9º ano |
Título(s) alternativo(s): | The interface between syntax and enunciation: a teaching proposal for the types of simple sentences for the 9th grade |
Autor: | Santos, Maria de Lourdes Silva |
Primeiro orientador: | Gomes, Raimundo Francisco |
Resumo: | O presente trabalho procura investigar o desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública quanto à construção de frases simples. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho quali-quantitativo, com coleta e análise de dados dos alunos do 9º ano. Os principais autores que serviram de referência foram: Possenti (2012), Flores et al. (2013), Cervoni (1989), Benveniste (2005, 2006), Castilho (2014), Silva e Koch (1998), entre outros. Pôde-se constatar que os alunos ao chegarem ao último ano do Ensino Fundamental já trazem muitos conhecimentos sobre a frase e seus tipos, apesar disso, observaram-se, na análise, algumas dificuldades, as quais podem ser amenizadas com uma proposta de intervenção. |
Abstract: | This paper pretends on to investigate the performance of students in the 9th grade of elementary school to a public school toward build simple sentences. To this, It was done a field survey conducted from qualitative and quantitative nature, with data collection and analysis of 9th students. The main authors who served as reference were: Possenti (2012), Flores et al. (2013), Cervoni (1989), Benveniste (2005, 2006), Castillo (2014), Silva and Koch (1998), among others. It could be observed that the students to achieve the last year of Elementary School, they already bring a lot of previously knowledge about the sentence and its types, in despite, we could observe, in the analyses, some difficulties, which can be decrease with a proposal for intervention. |
Palavras-chave: | Tipos de Frases Simples Gramática Tradicional Gramática Gerativa Enunciação |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | SANTOS, Maria de Lourdes Silva. A interface entre sintaxe e enunciação: uma proposta de ensino para os tipos de frases simples para o 9º ano. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso. |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/88 |
Data de defesa: | 6-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons