Linguística, Letras e Artes : [171] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Criança queer/criança viada: questões de gênero em The little prince (ss), de Moxie Peng, e My pricess boy, de Cheryl Kilodavis
A palavra Queer, que por muito tempo foi pronunciada como xingamento, ofensa para com aqueles que não se ajustavam as normas e hegemonias sociais, presentemente é orgulhosamente articulada como categoria de identificação. Posto isso, com base em um estudo bibliográfico, de cunho exploratório e de metodologia comparatista, utilizando como material teórico os estudos Queer, gênero e masculinidade como categorias de análise, propomos o seguinte objetivo geral: analisar de quais formas as perform...
Os discursos sobre a mulher no livro didático de língua portuguesa do ensino médio
O discurso possibilita a permanência, continuidade, deslocamento e transformação dos seres humanos e das realidades em que vivem. Isso só é possível por meio de práticas discursivas nas quais a pessoa está inserida, podendo se expressar. Nesse sentido, esta dissertação objetiva descrever, sob o viés da Análise Materialista do Discurso (AD), os discursos sobre a mulher no LDP do ensino médio. Além disso, pretendemos, ainda, analisar os discursos sobre a mulher no Livro Didático de Português a ...
A criança negra no romance machadiano: acepções de personalidade
O presente trabalho extraiu subsídios da obra machadiana para analisar duas de suas personagens: Raimundo e Prudêncio, ambos foram crianças que cresceram como escravos, mas relacionavam-se de formas diferentes com seus respectivos senhores. Raimundo, personagem de Iaiá Garcia, mantinha com Garcia, seu senhor, uma relação irmana, fraternal, quase filial. Os dois mantiveram esse laço até que a morte do segundo os separou. Já Prudêncio, de Memórias póstumas de Brás Cubas, vivenciou uma rel...
A coesão referencial na produção de memórias literárias por alunos do 7° ano de uma escola pública estadual de Oeiras(PI)
Este trabalho contempla o estudo do texto, discutindo as questões de coesão referencial numa abordagem voltada para o ensino fundamental. Isso, após constatada a dificuldade de alunos do 7º ano em empregar adequadamente os mecanismos de coesão textual para interligar os vários segmentos do texto, dando-lhe unidade de sentido ou unidade temática. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em relação à construção da coesão referen...
A condução de informações em resenhas de obras literárias produzidas em turma do 9° ano do ensino fundamental em uma escola do município de Teresina-Pi
A abordagem dos gêneros textuais no ensino da linguagem em sala de aula proporcionou uma articulação maior de conhecimentos, ampliando o repertório não só linguístico, mas cultural dos sujeitos. Com isso, o docente tem a incumbência de oferecer aos alunos um desenvolvimento linguístico e cultural voltado para as práticas sociais, em diversas situações comunicativas. Assim, a escola passa a ter a função de um ensino de língua baseado nas necessidades dos usuários e seus interlocutores de acord...
Processos de hiper e hipossegmentação na produção escrita de alunos do 6° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica e seus constituintes
Esta pesquisa investigou ocorrências de escrita não convencional de palavras referentes aos processos de hiper e hipossegmentação. O primeiro é compreendido como a inserção de espaço indevido no interior de uma palavra; e o segundo, como o apagamento do espaço que há entre palavras. Embora os referidos processos sejam bem característicos da fase da aquisição da escrita, eles ainda são produzidos em etapas escolares posteriores. Devido a essa questão, buscaram-se compreender as possíveis ...
O uso do acento gráfico por estudantes do 9° ano: uma análise na perspectiva da fonologia prosódica
Este trabalho é resultado de uma pesquisa na linha “Teorias da Linguagem e Ensino”, cujo objetivo foi investigar o uso do acento gráfico por estudantes do 9º ano, na perspectiva da fonologia prosódica. Um dos maiores desafios da educação brasileira, sobretudo da pública tem sido promover o ensino adequado para o domínio da linguagem escrita. O persistente fracasso escolar foi e ainda é atribuído principalmente aos métodos de alfabetização, razão pela qual houve historicamente mudanças de...
A apropriação do gênero anúncio publicitário e o desenvolvimento das capacidades argumentativas no ensino fundamental
Este trabalho originou-se do anseio de ensinar língua portuguesa relacionando o estudo de língua e de literatura com a finalidade de viabilizar apropriação textual. A perspectiva de ensino/aprendizagem aqui discutida e proposta tem como foco o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos alunos no ensino fundamental envolvidos em atividades de ensino e aprendizagem do gênero anúncio publicitário. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que modo a abordagem do gênero anúncio public...
Memória e Identidade em Sérgio Y. vai à América e Cloro de Alexandre Vidal Porto
Este trabalho tem como temas de investigação a memória e a identidade na literatura contemporânea. Para tanto, realizamos uma análise dos romances Sergio Y. vai à América e Cloro, do autor Alexandre Vidal Porto. Ambos se caracterizam como literatura contemporânea e trazem uma relação com a memória e identidade numa perspectiva LGBTQIAPN+. Ante o exposto e com a leitura das obras, levantamos os seguintes questionamentos: Qual o lugar e a importância de Alexandre Vidal Porto no contexto de lite...
Salão do Livro do Piauí (SALIPI): história e desdobramentos
O Salão do Livro do Piauí (SALIPI) é um evento literário reconhecido nacionalmente por sua extensão e impacto social, de modo a representar a cultura e a identidade do estado do Piauí. Ao longo de duas décadas de realização, o SALIPI tem despertado os olhares de muitos intelectuais que por ele passaram. Assim, como um produto cultural do estado do Piauí e como um mega evento que contribui para o incentivo à leitura e a formação de novos escritores, o salão vem a cada edição suscitando pos...
Os processos referenciais na (re)escrita de textos de alunos do 9º ano: um destaque para a anáfora
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as ocorrências e as contribuições das anáforas e de suas funções na construção de significado e ressignificação, na (re)escrita de textos do gênero conto, produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, situada no município de Caxias – MA. O corpus é constituído por amostras de textos escritos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, denominados, aqui, de participantes. A pesquisa contribui para reflexões importante...
Você tem um novo par: as affordances na construção da interação e da interatividade no Tinder
Os relacionamentos na pós-modernidade têm ganhado novo território comunicativo com a popularização dos Sites de Relacionamento no espaço virtual da Internet, tendo em vista os indivíduos participarem mais do ciberespaço que do convívio face a face no mundo real. Por esse motivo, este estudo apresenta a comunicação baseada pelo uso da web como mediadora das transformações e das realizações humanas, desenvolvendo-se no compartilhamento de mensagens, ideias e emoções, assim como se observa na Te...
A ressignificação da mulher negra Mariana e pai contra mãe à luz da metaficção historiográfica
Traçar os caminhos da relação entre história e literatura, sem dúvida, é um trabalho árduo e profundo, mas possível. Esses caminhos, para alguns estudiosos contemporâneos, compreendem questões singulares a serem debatidas. Apontamos como uma delas a participação da metaficção historiográfica, que a princípio recebe o conceito de ficção que se refere à própria ficção, apossando-se das questões do mundo real para problematizá-lo, sob a orientação da criação literária. Nesse sentido, as inquiriç...
A escrita de alunos do 6° ano do ensino fundamental: um estudo dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtração
A produção de erros ortográficos dos alunos do Ensino Fundamental tem sido foco de estudo de inúmeras e significativas pesquisas que são norteadas a partir de diferentes motivações. A realização desse trabalho será embasada nessas pesquisas que servirão de norte para que se faça uma categorização desses erros, tomando os processos fonológicos de acréscimo e de subtração, como principal objeto de estudo. Esse trabalho justifica-se pelo alto índice de ocorrência de erros ortográficos identifica...
Leitura do texto literário: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8º ano do ensino fundamental
A leitura literária em sala de aula deve visar à formação do ser humano, bem como um posicionamento crítico e questionador diante da vida, entretanto, a leitura literária que se faz hoje em sala de aula, na maioria das vezes, não consegue atingir esse fim. Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar os efeitos da leitura de narrativas de enigma na relação texto/leitor, com base na leitura do livro Histórias de Detetive, organizado por José Paulo Paes, numa turma de 8º an...
O ensino-aprendizagem das preposições no 7° ano do ensino fundamental: reflexões semânticas sobre o emprego das preposições
Desenvolvemos este estudo na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Mestrado Profissional em Letras-Profletras. Tem como tema o ensinoaprendizagem das preposições no 7° ano do Ensino Fundamental, mais especificamente as reflexões semânticas sobre o emprego das preposições. De maneira geral, objetivamos investigar estratégias de ensino do emprego das preposições para alunos do 7º ano, por meio não só de atividades metalinguísticas, mas também de atividades linguísticas e epilingu...
A Hipo e a Hipersegmentação na escrita de alunos da educação de jovens e adultos: uma reflexão na perspectiva da Prosódia
Este trabalho tem como objeto de estudo os processos de segmentações indevidas nas sequências das palavras escritas, as hipossegmentações e hipersegmentações, nas produções textuais dos alunos do 3º e 4º ciclos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob o viés da teoria prosódica. Os objetivos que delinearam a pesquisa basearam-se na análise e identificação das possíveis hipóteses levantadas por esses alunos para segmentar as palavras colocando os espaços em branco entre elas. Nesses momento...
As anáforas encapsuladoras na construção de sentidos do gênero artigo de opinião
A educação brasileira tem repensado o ensino da língua materna, razão pela qual adota uma postura visível nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais preveem o ensino por meio de contextos reais. Isso significa refletir acerca do uso da língua na vida e na sociedade, de modo que o texto e a leitura assumam papéis fundamentais no processo de ensino. Partindo do pressuposto de que a referenciação é essencial para o processo de construção de sentidos do texto, buscou-se, neste trabalho, resp...
Entre o real e o ficcional: a cidade de Teresina sob o olhar de Fontes Ibiapina em Palha de Arroz
O romance Palha de arroz (2007), do escritor piauiense Fontes Ibiapina, discorre sobre a história dos incêndios criminosos que assolaram Teresina durante o período do Estado Novo nos anos 1940. Em vista disso, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar de que formas o entrecruzamento de história e ficção é construído em Palha de arroz (2007), de Fontes Ibiapina, bem como a representação espacial da cidade de Teresina nas capas do referido romance. Assim, como objetivos específico...
O maravilhoso como catalisador da individuação em Ana Z. aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti
A literatura, especialmente aquela destinada ao público jovem, busca satisfazer os desejos mais profundos dos seres humanos por meio de suas narrativas. Na ficção, os leitores encontram refúgios que transcendem os limites de sua própria realidade, conduzindo-os por caminhos imaginários em busca de sua essência. Em vista disso, o propósito desta dissertação é analisar a novela juvenil Ana Z., aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti, à luz do maravilhoso. Isso implica examinar como os eleme...
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- 171 Dissertação