Linguística, Letras e Artes : [315] Visualizar estatísticas
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Letramento literário com alunos 7º ano do ensino fundamental: um estudo a partir da leitura de contos de terror
O trabalho com o texto literário na sala de aula deve visar à formação crítica, humana e intelectual dos alunos, entretanto o professor, muitas vezes, não aborda a literatura na escola como deveria ser por uma série de fatores; quando ela é trabalhada, não consegue atingir o seu objetivo. Diante dessa problemática, este trabalho dissertativo tem como objetivo analisar como a leitura de contos de terror pode contribuir com o letramento literário com vista a desenvolver o gosto pela leitura em ...
O gênero parábola na formação leitora crítica: um estudo sobre as cenas da enunciação e o interdiscurso para alunos da V etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Com o propósito de efetivar um ensino de leitura e escrita proficientes este trabalho tem como objetivo geral investigar como o gênero parábola pode ser utilizado na formação leitora crítica, analisando as cenas da enunciação e o interdiscurso, com o intuito de desenvolver habilidades de leitura crítica e consciente nos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por muito tempo, a parábola permaneceu como um gênero restrito à esfera religiosa, com características específicas que ...
Letramento literário em sala de aula: a literatura piauiense no 9º ano do ensino fundamental
Este estudo tem como tema “o letramento literário e a Literatura Piauiense no Ensino Fundamental” e registra uma experiência de promoção do letramento literário com alunos do 9º ano do ensino fundamental por meio da sequência básica idealizada por Cosson (2009), com a utilização da literatura piauiense. Para isso, foi elaborada uma proposta de intervenção baseada na obra Ataliba, o vaqueiro, de Francisco Gil Castelo Branco, com o objetivo de fortalecer a conexão dos estudantes com suas raízes...
A hipercorreção na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: um destaque para a troca da semivogal /u/ pelo grafema "l" em posição de coda silábica
O ensino de ortografia na escola tem sido um desafio para o professor de Língua Portuguesa, visto que o domínio das formas escritas não é um processo imediato, mas se faz com a prática da língua e reflexão sobre ela. Muitas vezes, o conceito de “erro”, adotado pela escola, na verdade, consiste em alterações sonoras denominadas de processos fonológicos, comuns no processo de apropriação da língua escrita, e mais especificamente, aquisição da língua, como salienta Garcia (2004), ou “hipóteses q...
Segmentação não convencional na apropriação da escrita ortográfica: um estudo de base fonológica
Este trabalho investiga o processo de apropriação da escrita por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, com foco na segmentação fonológica como etapa essencial para o desenvolvimento da escrita ortográfica. Diferentemente da fala, que é adquirida naturalmente, a escrita exige um processo pedagógico sistemático, envolvendo estágios cognitivos e linguísticos complexos. A pesquisa parte da observação em sala de aula, onde a autora, professora da rede municipal de Teresina (PI), constatou qu...
Da fala para a escrita: um estudo sobre a variação no uso dos pronomes oblíquos me x mim por alunos do 8º ano do ensino fundamental
Esta dissertação tem como temática, a nasalidade presente no pronome oblíquo átono me, ao ser pronunciado como mim, por alunos do 8º ano de uma escola pública, situada na zona rural do município de Itainópolis-PI. Esse fenômeno fonológico reflete- se, recorrentemente, nas produções escritas desses alunos, nas quais é possível se observar a troca do pronome oblíquo átono me pelo tônico mim, em posição adjunta ao verbo. O objetivo principal deste estudo é averiguar se essa troca realizada está ...
A insurgência de mulheres no romance "Veromar", de Dina Salústio
A obra literária Veromar (2019), da escritora cabo-verdiana Dina Salústio, propõe a reflexão de temas situados nos estudos literários, culturais e de gênero. A narrativa acontece em Veromar, uma cidade sem mar, fundada por um grupo de operários, que saudosos de sua terra de origem, sonhavam em ver novamente o mar. Os elementos de pertencimento, saudade e a condição do ilhéu estão presentes no enredo a partir da fundação da cidade. A história é narrada na praia, por uma professora de latim, pa...
Remontagens do passado em "A resistência" (2015) e "Corpo interminável" (2019): a literatura como arquivo de experiências históricas
Nesta dissertação, objetivamos realizar um estudo das obras A resistência (2015), de Julián Fuks, e O corpo interminável (2019), de Claudia Lage, buscando compreender o estado literário que aborda os traumas do passado legados ao presente como traumas pessoais e não coletivos. Ambas as obras utilizam recursos como história, memória e “artefatos” para a construção ficcional, ilustrando como o passado persiste no presente e evidenciando as lacunas que ele deixa. No primeiro momento do...
A representação indígena em “Gupeva” de Maria Firmina dos Reis: entre o colonialismo e a perspectiva decolonial
A representação dos povos indígenas na literatura brasileira do século XIX foi marcada pelo projeto colonizador que construiu a imagem do indígena sob uma perspectiva etnocêntrica e excludente. Nos romances predominantes dessa época, os indígenas eram representados como figuras desumanizadas, subalternizadas e silenciadas, refletindo os ideais coloniais de dominação e negação das culturas originárias. Autores como Antonio Candido (1999) e Alfredo Bosi (1992) destacam como o indianismo românti...
The last voyage of the Demeter: uma tradução intersemiótica de Drácula, de Bram Stoker
A adaptação cinematográfica de obras literárias configura-se como um processo recorrente, no qual ocorre a transposição de signos entre sistemas semióticos distintos. A partir desse cenário, esta pesquisa parte da hipótese de que The Last Voyage of the Demeter (Øvredal, 2023) atualiza e ressignifica o mito do vampiro, representado originalmente pelo personagem Drácula (Stoker, 1897), por meio da tradução intersemiótica, sem romper com seus elementos essenciais. O objetivo central da investiga...
Entre literatura e história: a metaficção dos esquecidos em Torto Arado
Essa dissertação analisa o contexto entre literatura e história e a metaficção dos esquecidos na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, o estudo investiga como a narrativa literária resgata e ressignifica memórias marginalizadas, propondo uma reflexão crítica sobre as narrativas históricas tradicionais e sobre a fundamentação da metaficção dos esquecidos. O objetivo geral é analisar a relação entre literatura e história na obra Torto Arado e como a metaficção dos esquecidos convergem para...
Oficinas de leitura
Este caderno pedagógico foi criado com a finalidade de contribuir com os professores de Língua Portuguesa na aplicação do gênero texto dramático em sala de aula, oferecendo uma abordagem pedagógica consistente, de modo a explorar a literatura de forma significativa, podendo inclusive auxiliar os alunos na compreensão mais ampla desse gênero. Tendo a sala de aula como espaço de pesquisa, este material pedagógico foi elaborado e construído a partir da dissertação de mestrado intitulada “Gênero ...
Gênero dramático: leitura e letramento literário no contexto escolar
Esta pesquisa parte do pressuposto de que o texto dramático é pouco abordado nas salas de aula, especialmente no livro didático de Língua Portuguesa. No entanto, acredita-se que esse gênero textual e literário é importante para o processo de letramento literário no Ensino Fundamental. Neste sentido, como meio para minimizar essas lacunas no ensino do texto literário, propôs-se uma sequência didática para promover o letramento literário por meio do texto dramático. O objetivo geral da pesquisa...
Vozes do boi: um trabalho com toadas de boi em sala de aula
Este produto pedagógico apresenta uma sequência didática voltada para o 9o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é fomentar o uso de toadas de Bumba-meu-boi como ferramenta de ensino em aulas de leitura. A proposta busca integrar elementos da cultura local ao processo educativo, promovendo reconhecimento, ressignificação e valorização das tradições populares, ao mesmo tempo em que desenvolve a compreensão leitora dos alunos.
Toadas de bumba-meu-boi, saber discursivo e compreensão leitora: a construção de sentidos em aulas de leitura do 9º ano do ensino fundamental
Este estudo parte do seguinte problema: como a cultura popular, encenada discursivamente por meio do gênero textual toada de boi, pode ser analisada em aulas de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano do Ensino Fundamental com vistas ao desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos? Partimos da premissa de que o ensino de LP, especificamente no que tange o trabalho no âmbito da didática da leitura, pode ser muito mais significativo quando oportunizamos aos alunos o contato com textos da cultura ...
Produto educacional - estratégia pedagógica produção de texto
Despertar nos estudantes o desejo pela escrita tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos professores. Assim, buscamos constantemente, em sala de aula, metodologias que aprimorem as habilidades de escrita dos alunos. Para melhorar essas barreiras, é necessário que o professor se utilize de métodos que facilitem o processo de escrita para cada estudante. Nesse contexto, criar oficinas que incentivam a escrita, considerando o conhecimento prévio dos alunos e um gênero mais familiar a e...
Contos escolares, contexto de elaboração, coerência textual e verossimilhança: uma análise de produções escritas por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa, "Contos Escolares, Contexto de Elaboração e Coerência Textual: uma Análise de Produções Escritas por Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental", apresenta produções de contos com o propósito de analisar a coerência textual dessas produções em turmas de 9º ano. Buscamos com este trabalho responder à seguinte pergunta: Qual(is) estratégia(s) pedagógica(s), textuais e conteudistas propiciarão aos alunos do 9º ano mais aparato para produzirem um conto, sobretudo, levando em considera...
Dos quadrinhos ao podcast: a retextualização como ferramenta de análise da compreensão leitora no 9º ano do ensino fundamental
A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a compreensão leitora dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com base na atividade de retextualização de tiras em narrativa em prosa, como texto meio, e podcast, como texto fim, o próprio texto retextualizado, verificando o nível de compreensão alcançado e as estratégias de leitura que utilizam ao ler e interagir com o texto. Trata-se de pesquisa aplicada, pois realizou-se uma proposta interventiva a fim de compreender um problema, ...
A religião individual de Iohána: a neurose obsessiva em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a obra Lavoura Arcaica (1989), de Raduan Nassar. O enfoque central desse estudo incide sobre a personagem Iohána, pai do protagonista. Investigamos como o pai neurótico obsessivo e religioso influenciou a construção da narrativa de André, o filho transgressor. Abordaremos o tema da neurose obsessiva através da articulação entre a literatura e psicanálise, visto que a prática psicanalítica tem uma acentuada inclinação pelos usos e manifestações...
A referenciação e as redes referenciais na representações dos atores sociais na entrevista política
Fomentamos esta pesquisa em busca de compreendermos melhor o fenômeno das redes referenciais, com o objetivo de investigar o funcionamento das estratégias dêitico-anafóricas da referenciação em rede (Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante et al. (2022), Matos (2018), na construção dos referentes Bolsonaro e Maria do Rosário, em termos de suas representações sociais ocorridas na prática discursiva da entrevista política. Dessa forma, nossa análise incide sobre a construção...
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