Recent Submissions
Infraestrutura geral e mecanismos enunciativos em relatos de memória produzidos por alunos do ensino fundamental
As pesquisas dedicadas ao ensino de produção de textos, desenvolvidas especialmente no campo da Linguística Textual, têm sido fecundas mediante sua relevância para o ensino de língua, ou seja, com o desenvolvimento da Linguística e sua aplicação no ensino de língua materna, tem-se lançado um olhar mais atencioso aos conteúdos e atividades que, atualmente, têm buscado aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Seguindo essa tendência, o professor de língua portuguesa deve estar ...
Registros escritos em cadernetas de mercearias de comerciantes do município de Oeiras – PI: uma análise sociolinguística
A língua possui um caráter social constituído por um conjunto de regras fonológicas e, por isso, passa por diversas mudanças e adequações que se revelam na sua modalidade oral e, por vezes, fazem-se espelhar na escrita. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as marcas da oralidade no nível fonético-fonológico registradas nas cadernetas de anotações de vendas por comerciantes do município de Oeiras- PI. A base desse estudo assentase nos pressupostos da Socio...
Análise sociopragmática de impolidez em editoriais e tweets de jornais brasileiros sobre o segundo turno da eleição presidencial de 2018
A impolidez pode ser definida como o uso de “estratégias comunicativas” que são “[...] destinadas a atacar a face e, assim, causar conflito social e desarmonia” (CULPEPER et al. 2003, p. 1546). Embora a pesquisa sobre impolidez tenha recebido grande atenção nas últimas décadas, analisar o gênero editorial jornalístico ainda é um campo que tem, relativamente, pouca literatura no Brasil. Este trabalho tenta preencher parte dessa lacuna, com o estudo de gatilhos de impolidez em um gênero que, se...
Estado e religião: o funcionamento discursivo autoritário no filme O Auto da Compadecida
A obra literária Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna, apresenta a história de dois personagens pobres e nordestinos, João Grilo e Chicó, que (sobre)vivem na cidade de Taperoá, cidade do interior do estado da Paraíba. O filme consiste em uma adaptação da obra da qual se desmembra em dois atos: os acontecimentos antes e durante o julgamento final, antes da morte e após a morte dos personagens. A partir dessa leitura, analisamos o filme e problematizamos o seu funcionamento social nas...
Quarto de despejo: escrevivências no diário antirracista de Carolina Maria de Jesus
A presente pesquisa tem o propósito de investigar a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, a partir de perspectivas teóricas como “escrevivência: a escrita de nós” (Evaristo, 2020a), a crítica literária afrodescendente, feminismo negro e outras áreas desse conhecimento que possam fundamentar de forma consistente a realização deste trabalho. A narrativa anti-racista de Carolina comprova a trajetória de uma escritora consciente de sua origem étnico-ra...
O entrelaçar dos referentes em rede na construção da acessibilidade do pronome ele(s) em tirinhas de Armandinho
Discutimos, nesta dissertação, a acessibilidade de referentes em tirinhas. Para isso, detemo-nos na análise do referente implícito identificado como “ele/s” em tirinhas de Armandinho, de Alexandre Beck, veiculadas em diferentes redes sociais. Observou-se, portanto, ser um estilo de escrita do autor, em suas tirinhas, ao se posicionar a respeito de algo ou alguém, por meio do pronome em questão. Dessa forma, a pesquisa visou a analisar a configuração das redes referenciais em tais tirinhas, be...
Uma análise dos enunciados presentes em atividades com tirinhas no livro didático do 3° ano do ensino médio de língua portuguesa da coleção português contemporâneo: diálogo reflexão e uso
O livro didático é um recurso muito utilizado por professores e alunos. Nas escolas, professores, frequentemente, se utilizam dessa ferramenta para disseminarem conhecimentos e informações. Estes materiais estão repletos de textos multimodais, entre eles, as tirinhas. No entanto, nem sempre as atividades didáticas relacionadas a esses textos se inserem no contexto dos multiletramentos, tampouco com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Desse modo, neste estudo buscamos compreender ...
Uma análise da intertextualidade e da intergenericidade presente em anúncios publicitários no instagram
O expressivo uso da internet e dos aportes tecnológicos que possibilitam a comunicação mediada pelas mídias digitais, especialmente no ambiente das redes sociais tem contribuído para as significativas modificações nos comportamentos comunicativos, e consequentemente no surgimento de novos gêneros textuais, bem como de uma nova apresentação de gêneros já existentes. Reconhecendo a necessidade da compreensão de como são construídos os sentidos nos gêneros textuais inseridos no cotidiano humano ...
De Macunaíma a Macunaíma: relações dialógicas e semióticas nas obras de Mário de Andrade e Joaquim Pedro de Andrade
O objetivo desta dissertação é analisar a relação intersemiótica entre a literatura e o cinema através de uma leitura das obras Macunaíma (1928), de Mário de Andrade e Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Para isso, utilizamos os aportes da Literatura Comparada a fim de estabelecer um dialogismo intertextual e demonstrar que os objetos estéticos são formados por um emaranhado de textos diversos e que podem ser um ponto de partida para outros sistemas semióticos.Também nos apoiamos n...
Experiências pedagógicas com leitura e escrita de fanfics no ensino fundamental: Uma revisão integrativa
Com o advento da internet, surgiram formas de leitura e escrita que exigem do produtor de textos novas habilidades em situações de interação social. Especificamente o público adolescente, em ambiente extraescolar, faz uso constante das mídias digitais com bastante desenvoltura, para atender a diversos propósitos, interagindo através das redes sociais; acessando sites em busca de diversão, de novos conhecimentos e de diversas outras atividades; participando de jogos e também produzindo materi...
Práticas Literárias na escola com o gênero cordel: do folheto ao ciberespaço
As novas concepções de ensino, de aprendizagem e de leitura, aliadas à circulação de diferentes gêneros textuais na sociedade, exigem a formação de um leitor crítico e competente, ancorado em práticas de leituras eficazes e úteis, que lhe propiciem condições de apropriar-se do conhecimento e que o preparem para a participação efetiva em práticas sociais de uso da leitura e da escrita em situações múltiplas dentro e fora do contexto escolar. Neste estudo, de natureza quali-quantitativa faz-se ...
O gênero relato de experiência vivida: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na educação básica
A aplicação de metodologias de ensino de produção textual, a partir da noção de gênero, tem sido um dos temas de maior interesse da Linguística nas recentes pesquisas voltadas ao ensino de língua. A partir desse contexto, o presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de estudar o gênero relato de experiência vivida, analisando a estrutura composicional do gênero e delineando propostas de ensino para as séries finais do Ensino Fundamental através do procedimento sequência didática, inten...
Leitura em plataforma digital: práticas de letramentos de docentes e discentes do 3º ano do ensino médio
O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de letramentos através da leitura dos alunos e professores do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Buriti dos Lopes-PI que utilizam a plataforma “Hora do ENEM”. Verificamos o perfil desses sujeitos que acessam a plataforma como ferramenta de estudo para o ENEM, em seguida analisamos as práticas de letramentos, especialmente os digitais e as finalidades que os sujeitos conferem ao acessar a plataforma. Problematizamos conceitos e i...
Tradição e ruptura: uma análise do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda
Este trabalho objetiva analisar o funcionamento do discurso feminista nas tirinhas da Mafalda, do cartunista Quino, em meio ao funcionamento do humor. Mafalda, apresentada como uma criança, se diferencia das demais por mostrar-se petulante, questionadora e inconformada com problemas que a cercam, como o patriarcado e sua influência sobre o conservadorismo ideológico associado à figura feminina na sociedade, o que reforça a desigualdade de gêneros e motiva duras críticas da personagem ac...
Alteridade e subjetivação nas redações nota mil do ENEM: uma questão de autoria
Pensar no processo avaliativo do Enem, sobretudo nas redações, faz-nos observar o peso que esse exame tem na vida daqueles que nele se inscrevem, já que se configura como um mecanismo, por vezes o único, de ingressar na Educação Superior em universidades públicas, por meio do Sisu, e nas privadas, através do ProUni e Fies. Dada a relevância atribuída à redação na pontuação final do exame, propusemo-nos a investigar a autoria em redações nota mil do Enem, do ano de 2020, constituindo o co...
Subjetividade, tradição e ruptura em lavoura arcaica, de Raduan Nassar: Um olhar semiótico
Esta dissertação tem como princípio o estudo do romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, sustentado por uma visão semiótica do discurso na qual se pretendeu analisar, por meio do percurso gerativo de sentido, as relações e transformações do sujeito da narrativa e os efeitos de subjetividade do texto literário em meio às dissonâncias refletidas nos discursos de tradição e de ruptura, durante as etapas de construção da significação do corpus escolhido. Organizado em duas partes intituladas A...
Corpos e sexualidades transgressoras: uma análise semiótica das obras Poemas Malditos, Gozosos e Devotos e do Desejo, de Hilda Hilst
Hilda Hilst, ao longo de suas obras, demonstrou uma sensibilidade e compreensão poética a respeito de questões complexas da existência humana que foram resultado de experiências interiores. Embora sejam muitos os temas a serem observados, esta dissertação se restringiu na análise do erotismo a partir das concepções de Georges Bataille. Há, na escrita de Hilda, um elemento fundamental que parece ter sido a chave de toda sua produção: transgredir parece ter sido o elemento de ordem, seja t...
Identidade em trânsito: a experiência diaspórica de Ifemelu em Amaericanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Este trabalho tem como objeto de estudo o romance Americanah (2013), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A postura e as visões apresentadas pelos sujeitos que vivenciam a diáspora no romance revelam novas formas de pensar a questão da identidade imigrante no que tange à forma como esses sujeitos vivem o espaço transnacional e também como se dá a experiência do retorno à terra natal. No presente estudo, damos enfoque à protagonista, Ifemelu, e ao seu exercício de refletir sobre a ...
Memória, trauma e violência na escrita testemunhal em A vida e a luta de uma sobrevivente do holocausto, de Sabina Kustin
Esta pesquisa objetivou analisar, no romance A vida e a Luta de uma sobrevivente do Holocausto (2012), da autora judia Sabina Kustin, a memória traumática e a violência presentes na escrita testemunhal, apontando características que a classificam também como narrativa de filiação. Entre as muitas indagações suscitadas, elegemos algumas questões norteadoras para este estudo, a saber: Por que a personagem principal do romance desenvolveu profundas marcas de melancolia como o luto, a dor e ...
Representações do feminismo e (de)colonialidade em inés da minha alma, de Isabel Allende
No decurso da história muitas foram as lutas travadas em solo americano durante o processo de conquista empreendido por nações europeias como Espanha e Portugal, por exemplo. A obra Inés da minha alma (2006) escrita por Isabel Allende ilustra bem um desses cenários históricos quando da ocupação do Chile e o faz através da percepção de Inés Suárez1 , figura feminina que participa de modo significativo no processo de invasão e/ou ocupação do país andino. A presença de protagonistas femin...
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